HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE DOMINGO

por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

Não adianta chiar, reclamar, protestar. O horário de verão começa neste domingo, zero hora (ou meia noite de sábado, 14). Quando virar de sábado para domingo é hora de adiantar o relógio em uma hora.  O brasileiro vai perder uma hora neste domingo. Bom para quem trabalha em turno à noite e faz a escala 12 x 36 ou 8 horas à partir de 22 horas.

Moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão de adiantar o relógio a partir de meia-noite de hoje. Depois de muita polêmica, o governo decidiu manter o Horário de Verão, apesar da constatação de que a economia com a medida é mínima: R$ 150 milhões em quatro meses. A medida desagrada muita gente, principalmente trabalhadores que moram longe do emprego.

A lógica do horário de verão é que quanto mais distante uma região está da linha do Equador, mais longos são os dias de verão e, com isso, as pessoas e empresas podem aproveitar mais a luz do dia sem ter que recorrer à energia elétrica.

Dez estados e o Distrito Federal terão o horário de verão, que vai abranger Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além da capital federal. Com isso, o horário no Leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia ficará duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto Oeste do Amazonas e Acre ficam três horas na mesma condição.

A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade.

Horário de Verão, que começa neste domingo, vai até 18 de fevereiro de 2018. Apesar de a medida garantir economia pequena de energia, especialistas lembram que, em tempo de bandeira vermelha, a poupança pode ser grande na conta de luz

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *