CURSO DO SENAR FOMENTA TURISMO EM FORMOSO (MG)

Produtores e trabalhadores rurais de Formoso, no Noroeste do estado, estão empolgados com o que aprenderam no curso do Senar Minas de Trabalhador com Turismo Rural / Empreendendo com o Turismo no Espaço Rural.

Ao longo das aulas, durante quatro dias, foram analisadas as potencialidades turísticas do município. Os participantes tiveram oportunidade de aprender sobre o desenvolvimento de técnicas para planejamento e condução de grupos em ambientes naturais, análise de trilhas, elaboração e comercialização de roteiros, educação ambiental para o turismo sustentável, otimização do tempo e segurança no trabalho.

“Conduzidos pelo instrutor Werter de Moraes, eles tiveram oportunidade de visitar pontos turísticos da cidade e descobrir mais sobre a área rural”, explica a mobilizadora Marilúcia de Araújo. Para ela, o curso levou aos participantes “conhecimento a respeito da história, da cidade e da região, proporcionando uma visão de empreendedorismo e fonte de renda”.

“Temos na região grande potencial turístico, mas não sabíamos como explorar isso. O curso despertou no grupo o interesse em valorizar os atrativos que temos e divulgar isso. Queremos agenciar esse turismo, pois sabemos que a partir daí vão nascer frutos. Vamos gerar oportunidades de emprego e renda para as comunidades rurais, e a consequência disso é o desenvolvimento, que tanto almejamos”, revela o produtor rural e participante do curso, Márcio dos Santos.

O grupo já está se mobilizando para criar um projeto que abrangerá a criação de um roteiro turístico e deverá ser apresentado, em breve, à Secretaria de Educação do município, em busca de parceria.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *