CÂMARA MUNICIPAL E PREFEITO DE MURIAÉ HOMENAGEIAM HOMENS E MULHERES QUE CONTRIBUEM COM O MUNICÍPIO

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

Numa solenidade especial, ocorrida na noite deste dia cinco de setembro, no auditório do Centro Universitário Unifaminas, quarenta pessoas, dentre empresários, cidadãos, religiosos, político e do Poder Judiciário mineiro foram agraciados com título se Honra ao Mérito, Cidadania e também a comenda Martins da Costa.

A solenidade começou com 1h15 de atraso, mas, nem por isso deixou de ser brilhante e comemorada, principalmente pelos homenageados e pelos familiares que lotaram todos os assentos disponíveis, sendo uma das mais concorrida solenidades dos últimos tempos.

Dentre os homenageados estavam o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Bernardes (vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral); os deputados federais Marcelo Henrique Teixeira Dias, Misael Varella (representado pelo prefeito Grego) e George Hilton (ex-ministro dos Esportes); o deputado estadual Gustavo de Vasconcellos Moreira e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (natural de Leopoldina).

A Mesa Diretora dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Delfim, pelo prefeito Grego, o vice-prefeito Marcos Guarino, o desembargador de Justiça, Isalino Romualdo da Silva Lisboa e pelo sargento/PM Vânio Alves de Oliveira, representando o 47º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.

O cerimonial do evento ficou ao cargo da equipe de servidores da Câmara Municipal de Muriaé. Estavam presentes todos os veículos da imprensa escrita e a Rádio Muriaé, além de blogueiros.

Mais de 600 pessoas compareceram ao evento em homenagem aos cidadãos que, de alguma maneira, contribuem com o desenvolvimento de Muriaé.

EM nome dos homenageados falou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Mário Lacerda, que agradeceu a comenda recebida e lembrou dizendo que a maioria das pessoas vivem nas cidades e que é preciso que os governos Estadual e federal olhem com mais carinho para as cidades do interior. “Eu percorri 60 cidades em três meses e espero visitar outras 100 até o final do ano. Estou conversando com o povo, ouvindo as necessidades e entendendo o que podemos contribuir com todos. Agora eu me sinto mais feliz por estar mais ligado a Muriaé, principalmente por receber esta honraria. Muito obrigado em nome de todos os homenageados”.

 

O presidente da Câmara Municipal de Muriaé, vereador Carlos Delfim, fez uma avaliação da importância que se dá aos cidadãos que nasceram aqui ou a aqueles que escolheram a cidade para morar, trabalhar e criar suas famílias. “Temos a honra de ser uma das poucas cidades do Brasil a dedicar um dia ao seu povo. Temos a certeza de que este momento é ímpar na vida de quem recebe a homenagem, assim como de seus familiares”, ressaltou.

 

O prefeito Grego destacou o momento que o Brasil passa e que é necessário que todos ajudem a construir este novo caminho. “É preciso começar de cima. Temos que passar o Brasil a limpo, mas a limpeza deve iniciar do alto, assim como lavamos uma escada. Nunca se lava de baixo pra cima, mas o contrário. Por isso, em Brasília, nos Ministérios, no Congresso Nacional é preciso começar a mudança que tanto se espera”, enfatizou.

 

INDICAÇÕES DO VEREADOR ADEMAR CAMERINO

Junio Cezar Pereira de Oliveira (Honra ao Mérito)

Natural de Guarani (MG)

Nascimento: 25.07.1981

Pais: Geraldo Oliveira e Carmem dos Anjos Pereira

Irmã: Ângela Maria

Profissão: Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais

 

Cursou o ensino fundamental em Guarani e o ensino médio, na modalidade técnica, em Eletrotécnica no Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursou dois anos de Farmácia, também na UFJF, decidindo-se depois pelo curso de direito nesta mesma instituição. Enquanto estudante, estagiou no Ministério do Trabalho e Emprego, na Defensoria Pública da União e na Justiça Federal. Já bacharel, foi aprovado em concurso público para Técnico Administrativo da UFJF, onde ficou por três anos, enquanto se especializava em Direito Processual Civil. Em 2012, diante de mais de 18 mil concorrentes, foi aprovado em concurso para Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais. Inicialmente atuou na 32ª DP de Muriaé, onde ocupou a chefia da Agência de Inteligência. Em 2016, assumiu a coordenação da 31ª D P. Credita o sucesso que sempre obteve nos estudos, ao empenho de sua mãe, que percebeu que seu analfabetismo era o seu pior limitador social, passando a fazer hercúleo esforço para que os filhos, por meio da educação, alcançassem uma vida mais próspera e de grandes conquistas.

George Hilton dos Santos Cecílio (Cidadania Honorária)

Natural de Alagoinhas (BA)

Nascimento: 11.06.1971

Profissão: Radialista, Apresentador de TV e Deputado Federal, com formação em Ciências Sociais

Deputado estadual em Minas Gerais por dois mandatos e deputado federal em seu terceiro mandato. Líder do partido PSB na Câmara dos Deputados, já apresentou mais de 140 proposições. Foi relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, integrante da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional. Foi Ministro do Esporte e responsável por todo o planejamento para as Olimpíadas Rio 2016, bem como todo o roteiro do Tour da Tocha. Apresentou o Diagnóstico do Esporte (Diesporte), chamando atenção para a necessidade de políticas públicas incentivadoras das práticas esportivas no país. Desenvolveu o Projeto de Lei conhecido como Profut, que deu mais equilíbrio financeiro aos clubes de futebol. Inaugurou inúmeros Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), em todas as regiões do Brasil. Prolongou até 2022 o prazo para a utilização da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Atua nas áreas de Saúde, Esporte e Educação, sendo membro titular da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Relações Exteriores.

INDICAÇÕES DO VEREADOR CARLOS MACUCO (CARLOS ANTÔNIO FERREIRA)

Luciano de Oliveira Archete (Honra ao Mérito)

 

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 28.07.1971

Pais: José Jácomo Delgado Archete e Maria das Graças Bousada Archete

Esposa: Marilia da Silva Paula Archete

Filha: Caroline

Profissão: Polícia Militar (MG)

Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em maio de 1991, formando-se em soldado em 1992 e sendo promovido a Cabo em 1997. Em 2011, tornou-se 3º Sargento e em 2016, 2º Sargento. Durante sua caminhada foi condecorado com as honrarias Medalha do Mérito Militar Grau Bronze, Mérito Militar Grau Prata e vários destaques operacionais. Atualmente, exerce o cargo de Comandante do 5º Grupamento de Polícia Ambiental de Muriaé, trabalhando efetivamente para garantir a sustentabilidade, a proteção e o equilíbrio de nossa fauna e flora.

Marcelo Henrique Teixeira Dias (Cidadania Honorária)

Natural de Belo Horizonte (MG)

Nascimento: 16.02.1974

Esposa: Janaina Cardoso

Filhos: Amanda, Ana Clara e Paulo Henrique

Profissão: Empresário, atualmente Deputado Federal por Minas Gerais

 

( O assessor parlamentar Carlos M. de M. Nobrega veio representar o deputado na solenidade)

Ainda jovem, começou a desenvolver um trabalho na criação de associações e grupos e logo percebeu que as dificuldades eram muitas e que, sozinho, não conseguiria mudar aquela realidade. Foi quando resolveu ser candidato a vereador e se elegeu. Em 2012, foi mais longe alcançando o posto de Deputado Federal, sendo reeleito em 2016. Muito atuante em Minas Gerais, destaca-se por ser um grande defensor da causa animal. Em Muriaé, teve sua participação na indicação de emendas, principalmente na área de Saúde, por isso, é grande merecedor desta honraria.  Espelha-se em seu pai, Álvaro Antônio, que foi vereador, deputado estadual, federal e vice-prefeito de Belo Horizonte.

INDICAÇÕES DO PRESIDENTE CARLOS DELFIM SOARES RIBEIRO

Jusceleno Viegas de Carvalho (Cidadania Honorária)

Natural de Tombos (MG)

Nascimento: 03.03.1977

Pais: José Heleno Viegas de Carvalho e Rosângela Maria Pedrosa Carvalho

Esposa: Juliana Pedrosa de Souza

Filhos: Henzo e Heitor

Profissão: Engenheiro Civil

Há quatro anos reside em Muriaé. Formou-se em engenharia civil na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2004. Com vasta experiência em trabalho na área pública, já foi engenheiro e Secretário Municipal de Obras das Prefeituras de Carangola, Fervedouro e São Francisco do Glória. Também já foi diretor geral do Semasa – Serviço Municipal de Saneamento Básico e Infraestrutura de Carangola. Atualmente é Engenheiro e Chefe do Departamento de Atividades Urbanas da Prefeitura de Muriaé.

Marlon Antônio Berno Torquato (Cidadania Honorária)

Natural de Laranjal (MG)

Nascimento: 24.12.1979

Pais: Tadeu Torquato e Fátima Berno

Irmãos: Tadeu Jr. e Marcela

Esposa: Juliana Torquato

Filha: Clara

Profissão: Médico

Com 37 anos de idade, nasceu no dia de Natal de 1979. Formado em medicina em 2014, em Juiz de Fora, começou a trabalhar como médico no mesmo ano em Muriaé, no Prontocor, onde se encontra até hoje. Também já passou pelo Hospital São Paulo (por três anos). Além do Prontocor, trabalha na Prefeitura de Muriaé, tendo iniciado em Itamuri, onde ficou de setembro de 2013 a março de 2015, estando desde então no distrito de Bom Jesus da Cachoeira. Como a maioria dos brasileiros, é um apaixonado por futebol e torcedor do Vasco da Gama. No momento, está aguardando a chegada do segundo filho que vai se chamar Lucca.

INDICAÇÕES DO VEREADOR CELSO RICARDO DE OLIVEIRA

Maria Rosângela de Oliveira Donato (Cidadania Honorária)

Natural de Caparaó (MG)

Esposo: Ronaldo Gripp Donato

Filho: Abner

Profissão: Pastora com formação em Teologia e Psicologia

Pastora da Igreja Metodista há 20 anos, é formada em Teologia pela Fateo/ Umesp (SP) e psicologia na Unifaminas. Pastoreou na Igreja Metodista Campo Grande, em Cariacica (Espírito Santo) por 14 anos. É pastora da Igreja Metodista Central de Muriaé desde 2012. Também é superintendente distrital e coordenadora regional de Discipulado na Igreja Metodista de Minas Gerais e Espírito Santo. Além de suas atividades como pastora, atua como psicóloga em Muriaé.

Miguel Pereira Vilela (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 08.10.1941

Pais: Antônio Pereira Vilela e Minervina Ana de Jesus

Esposa: Elza de Oliveira Vilela

Profissão: Pastor

Nasceu no sítio Córrego da Lage, em Muriaé. Nessa mesma localidade aonde surgiu a primeira Igreja Assembleia de Deus, em Muriaé, começando os primeiros cultos na casa de seu pai, em 1945. Casou-se em 1966, teve seis filhos e cinco netos. Aos 17 anos, batizou-se na Igreja Assembleia de Deus e com 31 anos foi consagrado a obreiro. Diante dessa grande responsabilidade se entregou completamente a obra de Deus. Em 1997, recebeu a ordenação de Pastor, onde num ato de fé trabalhou ativamente na construção do templo da ADNAPOLEÃO. Somando 44 anos de muita dedicação e trabalho em prol da obra de Deus, com seus 75 anos, além de cidadão muriaeense, permanece exercendo suas funções como vice pastor da Assembleia de Deus em Barão de Monte Alto e pastor presidente na igreja ADNAPOLEÃO. Sua dedicação lhe credencia a se destacar, recebendo o Título de Honra ao Mérito de Muriaé em 2017.

INDICAÇÕES DO VEREADOR DAVID PINHEIRO DE LACERDA

Renato Del Penho (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 22.12.1959

Pais: Joel Pereira Bahia e Lia Del Penho Pereira

Esposa: Giovana Titoneli

Filhos: Thalita e Renato Filho

Neta: Maria Clara

Profissão: Médico

Exerce a medicina com grande esmero e sua vocação já era percebida na infância por seus pais. Ser médico é a essência de sua vida, já que possui imenso respeito pela vida humana. Em sua trajetória, alcançou expressivos títulos e integra renomadas instituições. É titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Internacional Federetion for Surgery of Obesity – IFSO. Pertence ao corpo clínico do Hospital São Paulo e atuou como médico voluntário do Asilo Osanan. Foi eleito o vereador mais votado de Muriaé em 1992, tendo sido presidente da Câmara em 1995. Engajado e participativo nas questões sociais, prestou relevantes trabalhos para o Município, desenvolvendo projetos voltados à segurança, como a criação da guarda municipal e, à saúde, na elaboração do projeto de acessibilidade, influenciando o código de obras do município. Sua infância no campo, o influenciou a investir na terra, desenvolvendo atividade econômica que lhe traz grande satisfação.

Sérgio Soares Duarte (Cidadania Honorária)

Natural de Vieiras (MG)

Nascimento: 04.03.1973

Pais: João Soares Duarte e Maria de Lourdes Duarte

Profissão: Advogado e Contador

Contador e Advogado pela Unifaminas, começou a trabalhar aos 14 anos como Menor Auxiliar dos Serviços Gerais do Banco do Brasil. Atento às necessidades e demandas de Vieiras, onde morava, iniciou sua carreira pública em 2001 nos cargos de Secretário Municipal de Agricultura e Secretário Municipal de Saúde, na gestão 2001/2004. Foi vereador em Vieiras de 2004 a 2008, e presidente da Câmara em 2006. Em 2009, instalou-se profissionalmente em Muriaé, como contador e, em 2013, também como advogado. Nas eleições municiais de 2012 e 2016, exerceu a função de contador e, em 2016, também de advogado do candidato à Prefeito, Grego, bem como dos candidatos a vereadores dos partidos políticos que o apoiavam.  Devido ao conhecimento adquirido ao longo dos anos, o comprometimento e seu profissionalismo, encontra-se nos cargos de Secretário Municipal de Administração e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Muriaé. Com humildade, responsabilidade, empatia e comprometimento, acredita no lema “escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.

INDICAÇÕES DO VEREADOR DEVAIL GOMES CORRÊA

Jacy Antônio Vilela (Honra ao Mérito)

Natural de Belizário – Muriaé (MG)

País: Francisco Antônio Vilela e Olga Nunes Vilela

Esposa: Gilda Rosa Gomes Vilela

Filhos: Gilsa, Juliana, Analini, Gilson, Jackeline, Raquel, Renato e Joseline

Profissão: Comerciante

Aos seis anos de idade, mudou-se para o Distrito de Vermelho e, desde então, trabalhou dos 10 aos 23 anos em lavoura. Em seguida, começou a trabalhar na padaria São João, no Bairro da Barra. Com a experiência na área como padeiro, abriu sua própria padaria no Distrito de Vermelho, com fabricação própria. Com isso, conheceu Gilda, com quem se casou e teve oito filhos.  Aos 66 anos de idade está com seus filhos criados e, hoje, tem 12 netos.

Paulo Sérgio dos Santos Ramos (Cidadania Honorária)

Natural de Vassouras (RJ)

Nascimento: 12.09.1969

Pais: Lionel de Almeida Ramos e Cecília Maria dos Santos

Esposa: Lucimar dos Santos Ramos

Filhos: Paula e Paulo Victor

Profissão: Bombeiro Hidráulico e Eletricista

Paulão, como é conhecido por todos, residiu em Vassouras até os 16 anos de idade, vindo para Muriaé em 1985 em busca de oportunidade de emprego e melhoria de vida. Residiu primeiramente no Distrito de Itamuri, depois veio para Muriaé e, ao se casar em 1992, mudou-se para o Distrito de Vermelho, onde reside atualmente. Exerce as atividades de Ministro Extraordinário da Eucaristia e também Coordenador. Trabalha como bombeiro hidráulico e eletricista. Tem por Muriaé um grande afeto e agradece a esta cidade e ao seu povo o carrinho com que o receberam. Muriaé e Minas dividem com Vassouras, estado do Rio, espaço no seu coração.

INDICAÇÕES DO VEREADOR EVANDRO CHEROSO (ELVANDRO MACIEL DA SILVA)

Wantuil Alves da Silva (Cidadania Honorária)

Natural de Miradouro (MG)

Nascimento: 05.06.1945

Pais: Antônio Alves da Silva e Malvina Rosa da Silva

Profissão: Marceneiro

Filho mais velho, dentre dez irmãos, trabalhou na área rural desde os oito anos de idade para ajudar a família. Aos 14 anos, mudou-se para Muriaé para continuar seus estudos. Matriculou-se na Escola Silveira Brum, estudando até a 7ª série do ensino fundamental. A época, trabalhava ao dia e estudava à noite. Como Marceneiro, dividia o exercício de sua profissão entre Muriaé e o Rio de Janeiro. Residente no bairro Santo Antônio desde 1959, onde constituiu sua família, tornando-se pai de cinco filhos. Trabalhador, de caráter único e muito admirado por todos, é um homem que sempre contribuiu para crescimento de nossa cidade.

Wilma Maria Alves de Souza Pimentel (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 12.11.1971

Pais: Jorge Cabral de Souza e Maria das Graças Alves de Souza

Esposo: José Geraldo Fadul Pimentel

Filha: Luiza

Profissão: Professora – Diretora da E.M. Profª Terezinha Maria Oliveira Ribeiro

Muriaeense, estudou na Escola Municipal Dr. Antônio Canêdo, escolas estaduais. Bias Fortes, Prof. Orlando de Lima Faria (onde fez Contabilidade) e simultaneamente Dr. Olavo Tostes (onde fez o curso de magistério). Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina — FAFISM, formou-se em Pedagogia. Pós graduou-se em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. Começou a lecionar em 1991, passando pelas escolas Peixinho Dourado, (hoje, E.M. Maria Aleluia S. Bitencourt) e Estrelinha Cintilante, (hoje E.M. Profª Maria Quitéria Peres Schelb). Atuou como supervisora em várias escolas municipais e, posteriormente, passou a lecionar em seu bairro de residência São Cristóvão, na E.M. Profª Terezinha Maria Oliveira Ribeiro, onde atualmente é a Diretora.

INDICAÇÕES DA VEREADORA HELENA FRANCISCA DE OLIVEIRA CARVALHO

Carlos Roberto Moreira de Oliveira (Cidadania Honorária)

Natural de São Gonçalo (RJ)

Nascimento: 10.03.1964

Pais: Clarindo Alves de Oliveira e Clotildes Moreira de Oliveira

Profissão: Padre da Paroquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, do bairro da Barra

Começou os estudos na E. E. Augusto Cesário Dias André e no Seminário Menor Padre Júlio Chavalier. Fez Filosofia no Instituto Eclesiástico Superior Paulo 6º; Teologia no Instituto Teológico Mosteiro de São Bento; Psicologia no CES em Juiz de Fora e pós-graduação no Instituto São Tomás de Aquino. Passou pela Paróquia Senhor Bom Jesus, em Itamarati de Minas, pela Paróquia Senhora Santana, em Santana de Cataguases, pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina, pela Reitoria do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora e pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ubá. Numa concorrida e festiva celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Eudes Campos Nascimento, e concelebrada por vários Padres, iniciou seus trabalhos na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Barra, em Muriaé. Envolvido com a comunidade, atuando com as pastorais, os movimentos espirituais, sociais e a juventude, vem realizando um trabalho destacável nestas comunidades, proporcionando conforto, alento e melhoria de vida àqueles com os quais compartilha sua fé e religiosidade.

Rodrigo Barreto Campos

Natural do Rio de Janeiro (RJ)

Nascimento em 29.05.1976

Pais: Maurício de Abreu Lima Campos e Maria do Carmo Barreto

Irmãos: Raphael Barreto Campos

              Maurício de Abreu Lima Campos

Esposa: Simone Botelho Rodrigues Campos

Filhas: Ana Clara e Ana Carolina

Profissão: Médico Cirurgião, Ginecologista e Obstetra

Nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para Muriaé aos seis meses de vida. Na cidade, estudou nas escolas Pinguinho de Gente, Silveira Brum e São Paulo. Cursou o ensino médio no Colégio Santo Inácio, no Rio, passando em quatro vestibulares aos 17 anos. Cursou Medicina na UFRJ e residência em Cirurgia Geral no Hospital Souza Aguiar, no Rio, e em Ginecologia e Obstetrícia na FHEMIG, em Belo Horizonte. Fez pós-graduação em ultrassonografia na EURP, em Ribeirão Preto. É membro titular da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e da Associação Mineira de Medicina Legal. Retornou à Muriaé em 2001 e trabalhou em várias cidades da região. Foi plantonista e coordenador do Pronto Socorro do Hospital São Paulo até 2005 e é plantonista da Maternidade do HSP. Casou-se em 2003 e é pai de Ana Clara e Ana Carolina. Em 2006, passou no concurso para médico legista da Polícia Civil – MG, atuando hoje em Muriaé. Além destas atividades, atende em seus consultórios em Muriaé e Mirai. Um profissional com ampla atuação na área de saúde em Muriaé e região.

INDICAÇÕES DO VEREADOR IVANIR DO GASPAR (IVANIR JOSÉ DE SOUZA)

Antônio José Fazionato Pereira (Honra ao Mérito)

Natural de Bom Jesus da Cachoeira Alegre – Muriaé (MG)

Nascimento: 21.07.1956

Profissão: Empresário

Mais conhecido como Totônio, começou a trabalhar aos 13 anos de idade. Durante mais de 10 anos, trabalhou no Grupo São Geraldo.  Com seu espírito empreendedor, uniu-se a Haroldo Gomes Pereira e Evandro Pinto de Laia, inaugurando a “Hevan Diesel”. Empresa especializada em injeção de óleo diesel, pioneira regional em injeção eletrônica, que divulgou o nome de Muriaé para todo o Brasil. Com liderança e profissionalismo, conseguiu formar uma equipe que perpetua a caminhada iniciada por ele. Embora, a Rio-Bahia não tenha a importância que teve no passado para Muriaé, pessoas como Totônio são pérolas para a tradição econômica e o reconhecimento da cidade.

Fernando Roberto Alves (Honra ao Mérito)

Natural de Eugenópolis (MG)

Nascimento: 08.09.1947

Pais: Sebastião Alves da Cunha e Isabel Maria de Jesus Cunha

Esposa: Euza Dias Alves

Filhos: Luziane

Neta: Ana Luiza

Profissão: Empresário

De origem humilde, é residente em Muriaé há 50 anos. Aos 70 anos de idade, atualmente reside na rua São João Batista, nº 305, no bairro Gaspar. Sempre preocupado com o bem estar da família, formada por sua esposa, filha e neta, possui o segundo grau e trabalhou como escriturário em algumas firmas de Muriaé. Foi o primeiro Presidente da Associação de Moradores do Bairro Gaspar. É Congregado Mariano e, atualmente, trabalha no ramo de turismo agenciando viagens. Uma pessoa culta que incentiva a cultura por meio de turismo.

INDICAÇÕES DO VEREADOR JAIR SANCHES ABREU

Maria Gonçalves dos Passos Vasconcelos (Cidadania Honorária)

Natural de Ipanema (MG)

Nascimento: 14.02.1917

Pais: Manoel dos Santos Passos e Delfina Jovita de Magalhães

Esposo: Hildebrando Vasconcelos

Nascida no distrito de Santa Constância, em Ipanema, em 1917, é irmã mais velha de cinco irmãos. Cresceu na sua juventude dentro dos princípios da época, como uma moça muito educada e querida por todos. Casou-se em 1933 e deste casamento teve 13 filhos, estando atualmente com 40 netos, 37 bisnetos e 16 tataranetos. Mudou-se para Muriaé em 1954, vivendo uma vida muito difícil, mas sabendo educar seus filhos com muito respeito e comunhão, o que levou sua família a ser reconhecida pela união, a honestidade e por serem todos muito trabalhadores. Ficou conhecida como “Mãe da Caridade”, por acolher em sua própria residência e dedicar-se às pessoas carentes que chegavam a Muriaé sem nenhum amparo. Essa ação era realizada com muita fé. Com sua forte religiosidade, participou de diversas pastorais da Igreja Católica, dentre elas, as pastorais Carcerária, da Saúde e Ministério da Eucaristia. Atualmente, reside no bairro Planalto e participa da Legião de Maria, da qual é muito devota na comunidade Padre José Anchieta. Muriaeense de coração, sempre sonhou em receber esta honraria.

Mirta da Cruz (Cidadania Honorária)

Natural de São Francisco do Glória – MG

Nascimento: 03.05.1935

Pais: Pedro e Maria Madalena

Esposo: Joaquim

Aos três anos perdeu sua mãe. Seu pai, devido à idade avançada e aos problemas de saúde, entregou ela aos cuidados de seus padrinhos de batismo: os fazendeiros Francisco e Catarina. Aos seis anos começou a trabalhar na tacha de rapadura e no campo, buscando bois no pasto de madrugada. Aos 17, casou-se com Joaquim, tendo oito filhos, 21 netos, 32 bisnetos e quatro tataranetos, os quais são sua felicidade. Em 1983, ao se tornar viúva, mudou-se para Muriaé e, com ajuda de seu filho, acabou de criar três netos e um filho portador de necessidades especiais. Atualmente, com 82 anos, participa das atividades na Comunidade Católica Santo Antônio, no bairro Aeroporto, fazendo parte das Pastorais da Mãe Gestante, Batismo, Congregação Mariana, Ministério da Eucaristia e Pastoral do Dízimo. Mesmo com alguns problemas de saúde, mantém-se fiel ao seu compromisso, sendo uma devota fervorosa de Nossa Senhora. Por sua simplicidade e amor à Muriaé, representando a raça negra na sua luta de uma vida difícil, é merecedora da honraria de Cidadania Honorária muriaeense.

INDICAÇÕES DO VEREADOR SARGENTO JOEL (JOEL MORAIS DE ASEVEDO JÚNIOR)

Adir de Freitas Valentim Júnior (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 16.12.1975

Mãe: Maria Ianes da Silva

Filhos: Yuri, Yara e Maria Clara

Estudou nas escolas estaduais Desembargador Canedo, Maria Antônia Muglia e Orlando Flores. Filho de Maria Ianes da Silva e pai de Yuri, Yara e Maria Clara, possui cursos técnicos em segurança eletrônica, eletricista e manutenção eletrônica.  Profissional do ramo desde 1996, abriu sua empresa JrEletricidade e Segurança Eletrônica em 2009 atendendo várias empresas de Muriaé como a Manfrata Tecidos, Indústria de Doces Cardoso, dentre muitas outras. É, hoje, uma referência em assistência técnica na área de segurança eletrônica e eletricidade em Muriaé.

Pedro Bernardes de Oliveira (Cidadania Honorária)

Natural de São Gotardo (MG)

Nascimento: 19.10.1959

Pais: José Bernardes Filho e Adelina Maria de Oliveira

Esposa: Regina Izabel Bengtsson Bernardes

Filhos: Adelina, Marília e Pedro Henrique

Profissão: Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Civil)

Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde 18 de março de 2005, é vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o qual irá presidir a partir de junho de 2018. Ingressou na magistratura mineira em 1988, tendo sido Juiz nas comarcas de Rio Parnaíba, Pará de Minas, Ponte Nova e Belo Horizonte. No magistério, leciona direito civil na Faculdade de Sabará, já tendo sido professor na Faculdade de Direito Unicentro Newton Paiva, Fundação Escolar Superior do Ministério Público de Minas Gerais, no IEC da PUC Minas e na Escola Municipal Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Parnaíba. De origem muito humilde, nasceu, morou e trabalhou no campo durante sua infância e adolescência, estudando no período noturno. Aos 20 anos, deixou Capão do Caçador, região rural de São Gotardo e mudou-se para Belo Horizonte. Após formar-se em direito, foi aprovado no primeiro concurso a que se submeteu para o cargo de Juiz de Direito. Seu grande destaque no Estado, torna o magistrado razão de orgulho aos mineiros, por isso, Muriaé lhe outorga o título de Cidadão Muriaeense.

INDICAÇÕES DO VEREADOR DR. JOSÉ CARLOS ALVES CERQUEIRA

Cezar Ladeira Macedo Junior (Cidadania Honorária)

Natural de Itaperuna (RJ)

Nascimento: 25.03.1975

Pais: Cezar Ladeira Macedo e Otacília Egypto Macedo

Esposa: Camila Randolpho Paiva

Profissão: Médico Cardiologista

Pai de cinco filhos, é médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença. Iniciou as atividades em clínica médica no Hospital Central do Exército e na Policlínica Militar do Rio de Janeiro. Especializou-se em cardiologia no Hospital São José do Avaí, com ênfase em pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca, e pós-graduou em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Em 2003, veio para Muriaé trabalhar como plantonista do CTI do Prontocor e médico do PSF. Coordenou o serviço de terapia intensiva e de pós-operatório de cirurgia cardíaca do Prontocor, integrando a equipe que realizou a primeira cirurgia cardíaca no município. Em 2008, passou a coordenar o CTI-2 do Hospital São Paulo. Em 2010, assumiu o Centro de Estudos do HSP por três gestões consecutivas, inaugurando nova sede, novo auditório e presidindo os quatro primeiros simpósios de Terapia Intensiva do HSP. É médico coordenador e rotina da UTI 2, médico adjunto da coordenação e rotina da Unidade Coronariana, coordenador do Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca do Pronto Socorro e do Pronto Atendimento do Hospital São Paulo.

Messias Soares Vardiero (Honra ao Mérito)

Natural de Vila Vardiero / Barão de Monte Alto (MG)

Nascimento: 06.04.1936

Esposa: Ovênia Soares Vardiero

Profissão: Advogado

Nasceu na Vila Vardiero, distrito de Cachoeira Alegre, quando pertencia a Palma. Hoje pertence ao município de Barão do Monte Alto. É advogado, casado, pai de três filhos e quatro netas. Aposentado como fiscal de Rendas de Minas Gerais, há 26 anos é membro da APAE de Muriaé e do Hospital São Paulo, sendo respectivamente presidente e provedor destas instituições. Também é diretor do Nacional de Muriaé. Participou de quase todos os conselhos sociais de Muriaé e orgulha-se de ter conquistado o Certificado de curso Integração Família – Escola, do CENEC, em 17 de setembro de 1967. Em sua trajetória, conquistou títulos e homenagens os quais considera significativos, como o da Loja Maçônica “Missionários da Luz”, em dezembro de 1978; Honra ao Mérito da Escola São Paulo, em novembro de 1979; Cidadania Honorária de Muriaé, em setembro de 1975, Congratulação e Aplausos da Câmara de Muriaé, em setembro de 2008; colaborador benemérito da 4ª Região Militar de Minas Gerais, em junho de 2012; Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva, em maio de 2014; dentre outros.

INDICAÇÕES DO VEREADOR JÚLIO CÉSAR SIMBRA SOARES

Ludolfo Costa (Cidadania Honorária)

Natural de Miradouro (MG)

Nascimento: 26.07.1947

Pais: Lenito de Magalhães Costa e Ana de Lima Costa

Esposa: Laeci

Filhos: Fernanda e Rodrigo

Profissão: Barbeiro

Nasceu na zona rural de Miradouro. Em 1966, aos 14 anos, iniciou as atividades de barbeiro, cortando cabelo dos empregados da fazenda onde vivia e trabalhava. No final de 1969, iniciou sua carreira em uma barbearia localizada no antigo Posto Franco, onde montou uma parceria com Sr, Zezinho, proprietário do local. Em janeiro de 1970, veio pra Muriaé trabalhar na Barbearia do “Zé do Beco”, ficando por um ano, e saindo para a sociedade com Geraldo, parceiro que lhe acompanhou por alguns meses até que assumiu o negócio como único proprietário. Casou-se em 1974 e, em 1985, aventurou-se na criação de suínos nas propriedades da família, localizadas na região de São Francisco do Glória. Manteve esta atividade até 2005 em paralelo ao trabalho na barbearia. Nestes mais de 20 anos de Muriaé, muitas amizades foram feitas, muitas gerações passaram por sua barbearia e muitos clientes ainda frequentam o local para um bom serviço e uma boa conversa. Mesmo não se esquecendo das raízes miradourenses, adotou Muriaé como seu lar, lar de sua família e lugar onde ele agora chama de “seu”.

Paulo Roberto Gomes (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 28.10.1964

Pais: Hermenegildo José Gomes e Rita Hastenreiter Gomes

Profissão: Padre com formação em Filosofia, Sociologia e Psicologia

( Sebastião veio representar o homenageado na solenidade)

Dede a infância já demonstrava vocação sacerdotal, percebida pelos familiares e amigos. Entrou para o Seminário Menor dos Missionários do Sagrado Coração, em Juiz de fora, em 1980. Ordenou-se Padre em 21 de setembro de 1990. Dedicou-se aos estudos, juntamente com o sacerdócio, possuindo bacharelado e licenciatura em Filosofia, Sociologia e Psicologia, especialização em Teologia Bíblica e Ciências da Religião e doutorado em Teologia. Trabalhou em paróquias em Contagem, Niterói, São Gonçalo, Miradouro, Tebas e em Muriaé por duas vezes, sendo a primeira, na paróquia São Paulo e, atualmente, como Pároco da Paróquia Santa Cruz, que abrange Safira, Cerâmica, Planalto, João XXIII, Colety, São Vicente de Paulo, Primavera e Augusto de Abreu. É professor de Teologia no CES, em Juiz de Fora, coordenador de pastoral da Diocese de Leopoldina e já possui seis livros publicados. Mesmo com mudanças no trabalho missionário, passando por várias cidades e conhecendo outras culturas, mantem viva a chama de muriaeense, pois ele é fruto de nossa cidade a serviço de um bem maior.

INDICAÇÕES DA VEREADORA MIRIAM FACCHINI BARBOSA

Ernesto Facchini Sobrinho (Cidadania Honorária)

Natural de Dona Euzébia (MG)

Nascimento: 01.12.1929

Esposas: Marly Carmem Vicentini (in memoriam) e Eva Suely

Filhos: Marcelo e Maurício (gêmeos), Miriam, Maria do Carmo, Rita e Pedro Ernesto

Profissão: Empresário (aposentado)

De família italiana, viveu a infância e adolescência em Dona Euzébia. Cursou até o 3º ano ginasial em Cataguases e, aos 10 anos, começou a trabalhar na venda do pai, permanecendo até os 18, quando foi pra São Paulo trabalhar como consultor de obra e comerciante de fumo de rolo. De volta a sua terra, casou-se e, em 1971, veio pra Muriaé. Trabalhou como gerente da Indústria e Comércio de Caulim Ltda, tornando-se sócio proprietário da empresa. Sua dedicação e seu perfil empreendedor colocou a cidade, na época, no eixo do desenvolvimento, gerando empregos diretos e indiretos, responsáveis por todas as etapas de produção, carregamento, entrega e vendas do produto final, que é matéria prima para fabricação de celulose, cal, medicamentos e outros. Atento e preocupado com seus colaboradores, oferecia todos os anos cestas básicas e natalinas. Vive há 46 anos em Muriaé, onde ficou viúvo e se casou novamente, tendo mais um filho do segundo matrimônio. Homem forte, mas sensível; generoso, mas lúcido; enfrentou as adversidades da vida com retidão e equilíbrio, por isso, é um exemplo, uma motivação para os que o cercam.

Sebastião Pereira de Oliveira Filho (Cidadania Honorária)

Natural de Miradouro (MG)

Nascimento: 02.12.1961

Pais: Sebastião Pereira de Oliveira e Terezinha Augusta de Oliveira

Irmãos: Maria Raquel, José Ronaldo, Rita de Cássia, Carlos Afonso e Geraldo Magela

Esposa: Edmem Dias Dutra

Filhas: Elisa e Raquel

Profissão: Empresário (Raeli Confecção e Atlas Empreendimentos)

Começou seus estudos na Escola Municipal Dr. Olavo Tostes em Miradouro, em 1969. Mudou-se para Muriaé em 1972, quando estudou nas escolas estaduais Dr. Silveira Brum e Padre Maximino Benassati – PREMEM. No Centro Educacional Muriaé, formou-se em Técnico de Contabilidade. Neste período, e com apenas 16 anos, já trabalhava na empresa COVEPE no setor administrativo. Concluiu curso superior em Ciências Contábeis em Caratinga, chegando a exercer a função de Auditor Contábil e Fiscal por um longo período. Casou-se no ano de 1988. Foi coordenador e presidente da Comunidade Católica Santa Bárbara, na Prainha, onde liderou a construção da capela, participando também de seu coral. Atualmente é sócio nas empresas Raeli Confecção e Atlas Empreendimentos Imobiliários Ltda na qual é administrador. Participou do curso de mestre de obras pelo Senai e pela Atlas Empreendimentos Imobiliários comanda grande equipe na construção de apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha vida, gerando empregos, novas moradias e desenvolvimento para nossa cidade.

INDICAÇÕES DO VEREADOR REGINALDO DE SOUZA RORIZ

Manoel José Pinheiro (Honra ao Mérito)

Natural de Itamuri, Muriaé (MG)

Nascimento: 13.06.1935

Esposa: Avelina Maria Pinheiro

Profissão: Carpinteiro

Nasceu em 13 de junho 1935 no distrito de Itamuri. Casou-se com Avelina Maria Pinheiro e mudou-se para Muriaé, estabelecendo residência no Bairro São Cristóvão. Pai de 10 filhos, tem 13 netos e nove bisnetos. Carpinteiro de ofício, dedicou-se ao trabalho na empresa JP Engenharia por 40 anos, onde se aposentou. Católico fervoroso, sempre dividiu seu tempo entre a família e a igreja, servindo em diversas pastorais. Atualmente, tem como costume, encontrar-se com os amigos no Clube da Maior Idade, onde passa boa parte dos seus dias.

Tyerre Soares Coelho (Cidadania Honorária)

Natural do Rio de Janeiro (RJ)

Avó: Maria Eleotéria Soares

Mãe: Maria Terezinha

Esposa: Daniela de Oliveira Ferreira

Filha: Maria Eliza

Profissão: Investigador da Policial Civil (MG), com licenciatura em Ciências Biológicas.

Nasceu em 1978 no Rio de Janeiro, mudando-se para o distrito de Belisário em 1992, onde a família possui raízes. Em 1993, fixou residência em Muriaé, sempre na companhia da mãe Maria Terezinha e da avó, Maria Eleotéria. Em 2001, foi aprovado no concurso para Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais, trabalhando desde então em várias delegacias especializadas. Em 2007, concluiu o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade Santa Marcelina. É aluno especial do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. Radicado desde 1993 em Muriaé, aqui consolidou seus círculos sociais, constituiu sua carreira profissional e formou sua família, casando-se com Daniela em 2008, com quem tem uma filha, Maria Eliza.

INDICAÇÕES DO VEREADOR VANDERLEI LUIZ LOPES

Edson Amorim de Souza (Honra ao Mérito)

Natural de Volta Redonda (RJ)

Pais: Edson Teixeira de Souza e Geny Amorim de Souza

Profissão: Policial Militar, graduado em Filosofia

Primeiro Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, frequentou o Curso de Formação de Soldados no 11º BPM, em Manhuaçu; tendo frequentado o Curso de Formação de Cabos no 21º BPM, em Ubá; e o Curso Especial de Formação de Sargentos no 2º BPM, em Juiz de Fora. Condecorado pela Polícia Militar com as Medalhas de Mérito Profissional (grau bronze e grau prata), foi também agraciado com diploma de Destaque Operacional pelo 21º BPM, com o diploma de Guardião da Divisa pelo 47º BPM e com diploma de Dever Cumprido pelo 47º BPM. Desempenhou atividades de Policiamento Ostensivo Geral e de Trânsito, comandou destacamentos da PM e finalizou sua carreira exercendo atividades no Serviço de Inteligência. Foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Rosário da Limeira e de Muriaé. É graduado em Filosofia, pela Faculdade Santa Marcelina, em Muriaé.

Gilberto Teixeira da Silveira (Honra ao Mérito)

Natural de Mauá (SP)

Nascimento: 03.07.1968

Profissão: Frei da Igreja Católica, graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia

Além das graduações em Filosofia, Teologia e Psicologia, possui pós-graduação em Clínica Psiquiátrica, Psicopedagogia e Agroecologia. Ainda criança, mudou-se para a terra natal de seus pais, Visconde do Rio Branco. Desde 2011, está presente no distrito de Belisário como Pároco, e por lá fundou a Fraternidade de Santa Maria dos Anjos. Sempre envolvido nas causas sociais, atua junto a frentes que defendem a agricultura familiar, nossas águas e florestas. Pelo relevante trabalho em favor da vida em nosso município, recebe, hoje, esta honraria.

INDICAÇÕES DO VEREADOR WALTECY RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR

Emerson Paiva da Silva (Cidadania Honorária)

Natural de Areal (RJ)

Pais: Eloy Cardoso da Silva e Rita de Cássia Paiva da Silva

Profissão: Pastor e microempresário

Ficou órfão aos nove anos passando a ser criado até os 18 por seus irmãos. Cursou ensino básico na Escola Estadual Mariano Procópio, em Areal e trabalhou como representante comercial dos 19 aos 23 anos em Juiz de Fora. Formou em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia de Juiz de Fora e mudou-se para Muriaé, com sua família, em 2010, sem conhecer ninguém. No município, fundou o Ministério Terra Prometida em janeiro de 2011. Coordena um trabalho social semanal de apoio aos viciados e moradores de rua com distribuição de alimentos, roupas, agasalhos e encaminhamento a Centros de Recuperação. Além de pastor, é proprietário da pequena empresa “Tudo em 1” que presta serviços na área de construção e recuperação de imóveis, incluindo rede elétrica e utilidades do lar em geral. É fundador do grupo “Amigos do Bolsonaro em Muriaé” e palestrante na área de batalha espiritual e cura interior. Adotou Yuri, criança autista de oito anos que cria desde os nove meses de nascimento. Luta pelos direitos dos evangélicos, autistas e das famílias com dois grupos grandes no Facebook.

Waltecy Rodrigues da Costa (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 23.09.1946

Pais: José Rodrigues da Costa e Maria das Dores Rodrigues

Casado e pai de quatro filhos, começou seu trabalho no ramo de padaria. Aprendeu e adquiriu o conhecimento que futuramente viria necessitar para ter seu próprio negócio. Popularmente conhecido como Senhor Sisi da padaria, teve sucesso absoluto em seu empreendimento, fez divisa no município de Muriaé na produção e distribuição de pães em todos os bairros e distritos vizinhos ao município. Demonstrou à força de um trabalhador, conquistado sucesso com honestidade, ética e comprometimento para com nosso município, por isso, é merecedor desta importante honraria.

INDICAÇÕES DO PREFEITO IOANNIS KONSTANTINOS GRAMMATIKOPOULOS – GREGO

Enio Moreira Bernardo (Cidadania Honorária)

Natural de Montes Claros (MG)

Nascimento: 13.12.1976

Pais: Antônio Bernardo de Souza e Gal Bernardo

Irmã: Camilla

Esposa: Geane Mendes Barbosa

Filhos: Bernardo e Lorenzo

Profissão: Médico

Estudou medicina na Universidade Estadual de Montes Claros, onde se formou em 2002. Fez residência médica em cirurgia geral na Santa Casa de Montes Claros, em 2004 e 2005, e em cirurgia oncológica no Instituto Mario Penna (Hospital Luxemburgo), em Belo Horizonte, entre 2007 e 2009.  Possui pós-graduação em Cirurgia Videolaparoscópica pela Universidade Positivo de Curitiba, Paraná. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Mudou-se para Muriaé, em agosto de 2012, para integrar o corpo clínico do Hospital do Câncer de Muriaé / Fundação Cristiano Varella. É chefe do Departamento de Cirurgia Oncológica Ginecológica e coordenador da Residência Médica em Cirurgia Oncológica. Além disso, tem se dedicado ao tratamento em medicina integrativa para pacientes autistas e com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade em seu consultório e é responsável técnico da Clinica Life Vacinas. Sua esposa, Geane, é advogada, e leciona no curso de Direito da Unifaminas.

Marco MANFRATA Aurélio Ridolphi (Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé (MG)

Esposa: Lauriani Octávia

Filhos: Túlio, Tarso e Talis

Profissão: Empresário

Aos 41 anos, possui formação técnica em administração de empresas. Começou suas atividades profissionais como vendedor ambulante de embalagens para confecções. No ano de 2001, resolveu dar início a seu próprio negócio montando uma loja do ramo têxtil, denominada Tecidos Master, que funcionou durante três anos atendendo pequenas costureiras. No ano de 2005, resolveu ampliar seus negócios e montou a Manfrata Tecidos, uma Loja com mais variedade. Atualmente, administra quatro lojas de tecidos que atendem desde a pequena costureira até o grande confeccionista. Assim se transformou num grande empregador e gerador de rendas para o município.

COMENDA MARTINS DA COSTA

(indicações do presidente Carlos Delfim)

Carlos Eduardo Felippe Feres

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 13.05.1957

Pais: Foad Feres e Gilka Gabriela Dutra e Melo Felippe Feres

Esposa: Rosemairy Francisco Feres (in memoriam)

               Raquel Correa de Araújo Feres

Filhos: Lázaro Antônio, Lara Maria

Profissão: Médico Urologista

 

Estudou no Prezinho Correa do Prado, no Grupo Escolar Desembargador Canedo e no Colégio Estadual Prof. Orlando de Lima Faria. Em 1974, passou em seu primeiro vestibular, na Faculdade de Medicina de Petrópolis. Fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, casando-se logo após com a tão saudosa Dra. Rosemairy Francisco Feres, também natural de Muriaé, médica patologista pioneira na especialidade na região. Com ela teve dois filhos: Lazaro Antônio, medico, recém-formado na mesma faculdade do pai e Lara Maria, hoje, também cursando Medicina; filhos que lhe garantem grande orgulho e entusiasmo de viver. Em 1983, iniciou nova residência em Urologia, no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio, retornando a Muriaé após sua conclusão. Iniciou suas atividades médicas no Hospital São Paulo, onde está até os dias atuais. Em 1985, por concurso púbico, tomou posse como médico urologista no antigo INAMPS, hoje, Ministério da Saúde. Em 1988, tornou-se membro da Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Urologia. Recebeu a medalha do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em julho de 1999. Em Março de 2000, tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Após ficar viúvo, conheceu a Dra. Raquel, professora e psicóloga com quem se casou. Em 2014, foi eleito diretor clínico do Hospital São Paulo, exercendo esta função por dois anos. É Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital São Paulo e do Conselho de Ética deste mesmo hospital, do qual sempre diz: “Nasci aqui, tive e formei raízes aqui, tenho orgulho daqui, e aqui um dia vou morrer”.

Gustavo de Vasconcellos Moreira

Natural de Belo Horizonte (MG)

Nascimento: 04.01.1979

Profissão: Empresário e Deputado Estadual

Secretário estadual do Partido Republicano (PR), nas eleições de 2014, recebeu mais de 42 mil votos para Deputado Estadual em 488 municípios mineiros, a maioria deles nas regiões Norte, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Entre suas preocupações imediatas estão à escassez de água no Norte e Nordeste de Minas, a geração de empregos e o apoio ao setor produtivo, em especial ao agronegócio. É irmão do ex-deputado federal Bernardo Santana, ex-secretário de Estado de Defesa Social, no governo de Fernando Pimentel. Também é filho do ex-deputado estadual e federal José Santana. Assumiu a vaga deixada por Deiró Marra (PSB), que foi eleito prefeito de Patrocínio (Alto Paranaíba) em 2016.

José Sigiliano Gomes Filho

Natural de Muriaé

Nascimento 16.03.1945

Profissão: Médico

Casado, pai de quatro filhos, após terminar o segundo grau no Colégio São Paulo, graduou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em 1972. Trabalhou no Hospital Mário Koeff durante 11 anos, foi médico do Instituto Nacional do Câncer durante 42 anos, membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Tesoureiro, Secretário e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Rio de Janeiro. Após aposentadoria do serviço público, tornou-se membro voluntário do ambulatório da Igreja da Santíssima Trindade, no Rio de Janeiro.

Márcio Lacerda

Natural de Leopoldina (MG)

Nascimento: 27.01.1946

Pais: Reynaldo Ribeiro de Lacerda e Bernadete Araújo de Lacerda

Esposa: Regina Lacerda

Profissão: Administração

Nasceu em Leopoldina, mas passou a maior parte da infância e adolescência em Inhapim, tendo também morado em Caratinga e Teófilo Otoni. Aos 17 anos, mudou-se para Belo Horizonte, onde estudou na Escola Técnica Federal e conseguiu o seu primeiro emprego, em 1965, na Companhia Telefônica de Minas Gerais. Lutou pela redemocratização do país e foi preso político durante a ditadura. Em meados da década de 1970, iniciou sua trajetória de sucesso como empresário, criando duas empresas de telecomunicações com atuação em 16 estados, além do Chile e Bolívia. Em 2003, assumiu a função de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional. De 2007 a 2008 foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Ainda em 2007, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, em 2008, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, reelegendo-se em 2012 no primeiro turno. Por repetidas vezes durante os oito anos de seu mandato, foi apontado pelos institutos Datafolha e Ibope como o melhor prefeito do Brasil, entre as capitais. Durante sua gestão, Belo Horizonte recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior pelo desenvolvimento de políticas públicas de sucesso que serviram de modelo para cidades do mundo inteiro. É Presidente do PSB em Minas Gerais e, em abril de 2015, assumiu a presidência da Frente Nacional de Prefeitos e começou a liderar um movimento por um novo municipalismo, em que as cidades tenham maior poder de decisão e mais recursos próprios para a oferta de melhores serviços públicos a população. Casado, possui três filhos e cinco netos.

Misael Artur Ferreira Varella

Natural de Muriaé (MG)

Nascimento: 27.11.1963

Pais: Lael Varella e Maria da Glória Ferreira Varella

Esposa: Regina Varella

Profissão: Deputado Federal e empresário com formação em Administração de Empresas

Misael Varella é formado em Administração de Empresas, com MBA Executivo em Gestão Empresarial e também o módulo Internacional, em Lisboa – Portugal, ambos, pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na ScanRio, uma das empresas de sua família e nas COVEPES (Comércio de Veículos Pesados) nas cidades de Muriaé e Governador Valadares. Foi diretor responsável da Varella Veículos – concessão da GM, em Belo Horizonte. Com a simplicidade, que lhe é peculiar, manteve uma relação muito presente também com a atividade agropecuária. Criador de gado Girolando e Gir leiteiro há 30 anos é respeitado pelo Brasil afora e levou o nome de Muriaé aos quatro cantos do país com os famosos Leilões da Fazenda Eldorado, que sempre reuniram grandes criadores. Destaque entre os produtores rurais pela mistura de diálogo fácil e habilidade conciliadora, foi eleito para a presidência do Sindicato Rural de Muriaé, no período de 2002 a 2003. Foi também diretor da Unifaminas, nos campi de Muriaé e Belo Horizonte, desenvolvendo inúmeros projetos sociais em benefício das comunidades atendidas pela instituição. Participou de todo o processo de criação da Fundação Cristiano Varella, instituição criada por seu pai Lael Varella, estando sempre em contato direto com os pacientes e familiares procurando manter um atendimento humano, de qualidade e respeitoso a todos que necessitam de tratamento nesta instituição. Em 2015, na sua primeira eleição em âmbito federal, colocou-se entre os candidatos mais votados de Minas Gerais e do país, pelo Democratas. Com 258.363 votos, foi o terceiro mais votado no estado – o campeão entre os estreantes – e o 15º mais votado em todo o país.

Paulina de Souza Serenário

Natural de Eugenópolis (MG)

Nascimento: 1943

Pais: João Augusto e Guiomar

Esposo: Mário Serenário

Filhos: Mário Lúcio e Paulo Marcos

Netos: Mário Guilherme, Maria Clara, Blaine e Mateus

Profissão: Empresária

Nasceu na zona rural de Eugenópolis e é casada há 50 anos com Mário Serenário. Ainda com seus 15 anos de idade, aprendeu a modelar e a costurar. Começou então, a fazer em casa os seus próprios vestidos. Com apenas 17 anos, iniciou o trabalho de atelier em alta costura para uma exigente clientela, fazendo lindas roupas para festas, casamentos e formaturas. A paixão pela modelagem ganhou ênfase em sua vida. E ela resolveu abrir uma empresa para realizar seu maior sonho, que era gerar muitos empregos, fazendo uso do dom que Deus lhe dera: de criar e modelar. Na década de 1980, fundou a Paulienne Indústria de Roupas, empresa que se tornou referência no Brasil, devido ao belíssimo trabalho que realiza, e em Muriaé devido à geração de inúmeros empregos e renda para com o município e região. Por isso, uma empresa que contribui de modo relevante para a economia e desenvolvimento regional. Mulher de alma nobre, sempre muito batalhadora, divide as tarefas entre a grande matriarca de sua família que é e a empresária bem sucedida. Além disso, muito ajuda aos mais necessitados. Cheia de bondade, preocupa-se constantemente com as pessoas que dela necessitam. Hoje, aos 74 anos de idade, continua trabalhando e encantando o Brasil com suas belíssimas criações.

Sebastião Vitor Cotta

Natural de São Pedro do Avaí, distrito de Manhuaçu (MG)

Nascimento: 10.09.1970

Pais: José Vitor Cotta e Maria das Graças Cotta

Irmãos: José Vitor, Manoel Vitor e Maria Aparecida

Noiva: Lívia Fonseca Gomes da Silva

Filhos: Vitor Eduardo, Letícia, Lais e Rebeca

 

Aos cinco anos de idade, com seus pais e irmãos, mudou-se para Muriaé. Por ter começado a trabalhar muito cedo, aos nove anos de idade, concluiu somente até a quarta série do ensino fundamental. Seu primeiro emprego, junto de seu pai, foi na Cimape Diesel, como ajudante de mecânico. Almejando mais conhecimento, foi trabalhar na Mauro Auto Peças, já como meio oficial, também na Mecânica. Depois, foi chamado para trabalhar na Hevan Diesel, no ramo de bombas ejetoras. Com 22 anos, montou seu próprio negócio, chamado, então, Tião do Bico. Com pouca estrutura física, trabalhava apenas com bicos injetores. Passado algum tempo, esta empresa se tornou a SVC Diesel que, rapidamente passou por uma nova fusão da Eletro Diesel, tornando-se, então, SVC Eletro Diesel, que emprega, hoje, diretamente, 20 funcionários. Com o crescimento de sua primeira empresa, a experiência adquirida em negócios e novos investimentos, decidiu apostar também na área de construção civil, criando a SVC Construtora, que também é uma grande geradora de emprego na cidade, promovendo renda e desenvolvimento para Muriaé. Vive hoje a expectativa de ser avô aos 47 anos de idade.

 

Veja um pouco mais sobre a solenidade

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
8 × 16 =