11 de agosto é o Dia do Advogado

11 DE AGOSTO É DIA DO ADVOGADO

 

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

No Brasil é comemorado em 11 de agosto o Dia do Advogado. Profissional responsável em representar os cidadãos perante a justiça, ser sua voz na defesa de seus interesses.

Segundo estudiosos, o “Direito” é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Outra data da categoria

 

No dia 20 de junho se comemora o Dia do Advogado Trabalhista, especializado em defender assuntos relacionados às atividades trabalhistas.

 

Temer tornou Ponto Facultativo a data

 

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (10) um decreto que torna ponto facultativo o Dia do Advogado – celebrado em 11 de agosto –, nos órgãos da Advocacia-Geral da União (AGU). Com isso, os advogados da União poderão folgar nesta data sem desconto de ponto.

Na mesma solenidade em que Temer liberou um feriado extra na AGU, foram assinados dois acordos de cooperação entre o órgão federal e as procuradorias-gerais estaduais e do Distrito Federal.

Além de Temer, prestigiaram a cerimônia a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Os acordos foram firmados pela advogada-geral da União, Grace Mendonça, e pelo presidente do Colégio Nacional de Procuradores Estaduais e do Distrito Federal (CNPGE), Francisco Walkie.

Tradição e curiosidade no “dia do Pendura”

 

O 11 de agosto é também conhecido pelos advogados como o “Dia do Pendura” – quando os estudantes costumam ir aos restaurantes e não pagar a conta, deixando-a pra outra ocasião.

Segundo a tradição, tudo começou com os alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, em comemoração à criação do curso por Dom Pedro I, em 1827. Eles saíram para comemorar e, ao final da festa, mandaram pendurar a conta.

Com o tempo, a prática se espalhou pelo país, mas, segundo os advogados, “começou a ser considerada abusiva” – a ponto de ter estudantes levados à delegacia. Os estabelecimentos também passaram a oferecer um cardápio especial para o dia e pratos com desconto, mas, atualmente, a pendura não é tão frequente.

 

Homenagem

 

O site Rádio e TV Cidadã de Muriaé deseja felicitações e tudo de bom neste dia 11 de agosto, Dia do Advogado, principalmente a aqueles da 36ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Muriaé.

Mas também aos amigos profissionais de Minas Gerais, das queridas Juiz de Fora e Uberlândia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *