AULA INAUGURAL DA ADESG 2017 FOI DIA 7 DE JUNHO

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

  • com informações Adesg Uberlândia

 

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro Sobrinho, esteve presente na Aula Inaugural da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg Uberlândia) de 2017 e assistiu à palestra proferida pelo General-de-Exército, Alberto Mendes Cardoso.

A palestra aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) com o tema CHEFIA com LIDERANÇA.

Esta é XX Turma a ser formada pela Adesg Uberlândia e o CEPE conta com mais de 25 estagiários que começaram em junho as aulas do Ciclo.

O delegado, Adenor Machado, apresentou os alunos à sociedade que lotou o auditório da Aciub.

As aulas do XX CEPE acontecem no auditório do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado e, algumas palestras especiais ocorrem fora da unidade.

Dentro do Ciclo de Estudos ainda constam visitas a unidades do Exército, Aeronáutica e Marinha, empresas de renome nacional e um final de semana na Fazenda Tatu.

O General-de-Exército (Reserva) Alberto Mendes Cardoso foi ministro de Estado Da Segurança Institucional (1995/2002) no governo Fernando Henrique Cardoso. Nesse período, criou e implantou, com sua equipe, o Gabinete de Segurança Institucional, a Agência Brasileira de Inteligência, a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais, o Gabinete de Prevenção e Gerenciamento de Crises, o Programa de Integração e Acompanhamento de Políticas Sociais para Enfrentamento dos Indutores de Violência, a Secretaria Nacional Antidrogas, a Câmara de Relações Exteriores e Defesa

Nacional do Conselho de Governo a qual presidiu e a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional. Fez parte do grupo de ministros que, por determinação do Presidente da República, planejou a criação do Ministério da Defesa. Também chefiou o Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. Dirige a Alberto Cardoso Consultoria Estratégica Ltda. com foco em estudos estratégicos, conferências e cursos.

É conferencista da Escola Superior de Guerra sobre geopolítica, estratégia, defesa nacional e inteligência estratégica, bem como analista emérito da consultoria Themas. Foi professor de estratégia, liderança, inteligência, ética, estratégia e planejamento & gestão estratégica no curso de MBA sobre Estratégia Militar para a Gestão de Negócios da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP.

É membro do Conselho Consultivo e Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Editor-chefe da Coleção Meira Mattos – Revista das Ciências Militares. É autor do livro “Os 13 momentos da arte da Guerra – uma Visão Brasileira da Obra de Sun Tzu”, com adaptações dos ensinamentos de Sun Tzu a processos não bélicos, inclusive à gestão estratégica nas atividades empresariais.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *