ENCONTRO REGIONAL DO PT EM MURIAÉ

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista Mg19681JP

 

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Muriaé, presidido pelo jornalista Elias Muratori reuniu filiados e simpatizantes da legenda no plenário da Câmara Municipal no último sábado pela manhã.

O encontro faz parte da etapa preparatória do 6º Congresso Marisa Letícia Lula da Silva, nome que foi dado ao encontro, logo após a morte da ex-primeira dama. O Congresso é o maior evento politico do Partido dos Trabalhadores e reuniões como a de Muriaé estão acontecendo nos maiores municípios do País.

Para se aproximar das bases e, já pensando nas eleições de 2018, estiveram presente no evento o secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda e a deputada federal Margarida Salomão, vereadores, prefeitos e militantes de várias cidades da Zona da Mata também compareceram.

O organizador do evento, Elias Muratori, ( presidente PT-Muriaé) ,disse a nossa reportagem que o evento foi muito importante para o contexto atual pois, além do debate, fortalece as metas do partido.

Manifesto

um dos momentos marcantes do Encontro de Muriaé foi o protesto com mais de cem cruzes em frente ao prédio da Câmara de Vereadores. Alguns militantes gritaram palavras de ordem contra as mudanças que o governo Temer vem propondo ao País, cortando benefícios e diminuindo garantias e conquistas de trabalhadores.

Dentre elas a Lei da terceirização, aprovada na Câmara dos Deputados e a mudança na Previdência, que deve entrar na pauta do Congresso Nacional ainda em abril.

O Congresso

O  6º Congresso Nacional do PT será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2017, com a participação de 600 delegados e delegadas, observando a paridade de gênero e as cotas étnicos raciais e de juventude, conforme o artigo 22 do Estatuto do PT. Encontro tratará de cenário internacional e nacional, balanço dos governos nacionais petistas, estratégia política e programa, funcionamento do PT e organização partidária. O Congresso pode ser dividido em duas fases:

Em 9 de abril, será realizado um Processo de Eleições Diretas (PED) municipal que renovará as direções municipais e escolherá os delegados e delegadas estaduais, que serão eleitos através de chapas.

Depois do PED Municipal, haverá o processo de congressos, no qual os delegados e delegadas eleitos escolherão as direções estaduais, a delegação para o Congresso Nacional e a Direção Nacional.

Mudança no Regulamento

A Comissão Executiva Nacional também fez alterações pontuais no regulamento do Congresso. De acordo com a nova redação, Etapas Livres poderão ser organizadas pelas instâncias partidárias ou por qualquer filiado ou filiada do PT, desde que amplamente divulgadas para acompanhamento das instâncias partidárias correspondentes.

Fiscais não precisam mais ser cadastrados com antecedência, mas será garantido o voto em trânsito apenas para os fiscais cadastrados até o dia 31 de março de 2017. Municípios terão até as 12h do dia 12 de abril para informar o resultado da eleição.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *