PREFEITURA DE UBERLÂNDIA SEDIA ENCONTRO PREPARATORIO DOS PREFEITOS

A Prefeitura de Uberlândia sediou, na manhã desta quarta-feira (22), a reunião preparatória para a quarta edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O evento, que foi realizado no auditório Cícero Diniz, contou com a presença de prefeitos, gestores e representantes de mais de 20 cidades do Triângulo Mineiro. O objetivo foi apresentar informações sobre o EMDS e abrir espaço para que as entidades pudessem dar sugestões de conteúdo, indicar palestrantes e fazer propostas.

O presidente da FNP, Márcio Lacerda, explicou que o objetivo do encontro, que ocorre a cada dois anos, é promover a troca de experiências e discutir problemas pontuais de cada cidade. “São 22 temas distribuídos em quatro painéis que vão, além de trazer atualizações sobre os assuntos discutidos, possibilitar levar ao governo reivindicações e preocupações dos municípios. Nossa proposta é fazer com que Executivo e Legislativo federais entendam que as cidades também têm protagonismo nesse processo”, afirmou.

Para Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia, o contato permanente entre lideranças é essencial para o desenvolvimento das cidades e o caminho para a execução de políticas públicas mais assertivas. “É preciso estimular esse trabalho para que haja mudança de fato. Temos que nos juntar para apresentar propostas viáveis e que venham contribuir com as ações já realizadas. Hoje, um dos desafios dos municípios no aspecto da sustentabilidade, por exemplo, é a questão dos resíduos sólidos e a gestão correta desses materiais. Na busca por soluções que atendam a essa demanda tão preocupante, desenvolvi enquanto deputado federal, um Projeto de Lei que permite a cooperação entre União, estados e cidades na elaboração e implantação de aterros sanitários. O documento visa atender à Lei de Resíduos Sólidos e está em trâmite na Câmara. Queremos que ele seja aprovado e se torne uma solução para os municípios. O que quero dizer é que, se há intercâmbio de informações entre os poderes nos níveis municipais, estaduais e federais, as questões são resolvidas com mais rapidez e população sempre sai ganhando”, afirmou o prefeito, Odelmo Leão.

Preparatória em Uberlândia

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, a escolha da cidade para a realização do evento está relacionada à sua importância em Minas Gerais. “O evento é uma oportunidade de chamar a atenção dos prefeitos de que há recursos que podem atender demandas e que podem ser obtidos mediante apresentação de projetos”, disse.

Quarta edição do EMDS

Com o tema ‘Reinventar o financiamento e a governança das cidades’, o IV EMDS acontece entre os dias 24 e 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas e representantes dos municípios brasileiros. Considerado o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país, recebeu, em sua última edição (2015), não apenas prefeitos. Governadores, ministros, deputados, senadores e 17 delegações estrangeiras de cinco continentes também estiveram presentes. As inscrições para o EMDS são gratuitas e podem ser feitas pelo site do EMDS.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *