VITOR VALVERDE E JOSÉ EMÍLIO AFONSO DEBATEM PPP COM MEMBROS DO CISLESTE

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

O presidente do CISLESTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Zona da Mata Leste)  prefeito de São Sebastiao da Vargem Alegre Claudiomir Vieira juntamente com o  prefeito Zé Maria, de Rosário da Limeira, o advogado Nilson, ao lado de Jorge Ferreira Rodrigues (presidente PSB de Muriaé) receberam na sede Amerp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) em Muriaé o ex-secretário de governo de Belo Horizonte, advogado Vitor Valverde e o ex-assessor especial do ex-prefeito de BH, Márcio Lacerda (José Emílio Afonso).

Os dois vieram a Muriaé apresentar os novos conceitos em administração de saúde para os municípios da região.

A prestação de serviços públicos relacionados à saúde da população brasileira surge como um dos principais problemas da atualidade. As notícias veiculadas através da mídia apresentam situações absurdas, que demonstram a precariedade existente no sistema de atendimento à saúde, em todos os seus níveis.

A Constituição preconizou um regime de cooperação entre União, Estados e Municípios, que devem, em comunhão de esforços, incrementar o atendimento à saúde da população.

Cada uma dessas esferas, embora devam agir em concurso e de forma solidária, uma suplementando a outra, tem a sua competência administrativa definida pela Lei n. 8.080/90

A maioria dos municípios acabam ficando reféns de ações judiciais em busca de internações e medicamentos, movidas por pacientes do sistema SUS. E, isto, inviabilização melhorias e políticas próprias.

Desta maneira, Vitor Valverde e José Emílio mostraram que, notadamente estruturadas como uma das principais formas de financiamento em infraestrutura, as parcerias público-privadas vêm se destacando no cenário mundial como uma das formas de viabilização do desenvolvimento sustentável. “É neste novo cenário que estamos mostrando aos gestores o que é viável em curto espaço de tempo e que o deixa o Executivo pronto para enfrentar outras ações no município e os parceiros, cuidam de toda operacionalização do sistema tanto em hospitais, quanto postos de saúde, unidades de programa de saúde da família, enfim, todo o processo e de forma constitucional”, lembrou o ex-secretário de Governo de Belo Horizonte.

Nova reunião acontecerá com prefeitos de outros municípios ligados à Amerp e membros do CISLESTE.

“Este foi o primeiro contato. Novas reuniões, encontros e explicações ainda acontecerão”, disse José Emílio Afonso.

DSCF0249 DSCF0250 DSCF0253 DSCF0257

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *