PIMENTEL EXONERA JOÃO CRUZ DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

Era esperada a mudança de parceria entre o governador Fernando Pimentel (PT) e seu vice, Antonio Andrade (PMDB). Com as mudanças em seu secretariado, que inclui a exoneração do secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho (PMDB), no diário oficial de sábado, o governador deverá trocar também os comandos da estatal Cemig e da Gasmig (companhia de gás de Minas).

O presidente estadual do PMDB, vice-governador Antônio Andrade, é o maior opositor de Pimentel e, pode assumir o governo se este for afastado.

Última cota do vice na equipe, o secretário João Cruz deixa o cargo por estar muito próximo e ser uma das principais indicações do vice-governador. No lugar de Cruz deve assumir a pasta Thiago Cota (eleito pelo PPS, mas, está hoje no PMDB).

Com esta indicação o governador evita que outro aliado de Antonio Andrade, João Alberto, reassuma a vaga de deputado estadual.

Para isto o governador vai trocar a presidência da Cemig, com a saída de Mauro Borges. Não é a primeira vez que se fala nessa mudança, mas dessa vez a questão pessoal está combinando-se com a questão política. Foi oferecida a Borges a presidência da Light ou da Taesa (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.), ambas controladas pela Cemig, mas o executivo teria recusado porque não quer se transferir para o Rio de Janeiro. O que ele quer é mudar-se para Brasília, onde vive sua família. Por ter sucedido Pimentel no Ministério do Desenvolvimento Econômico, Borges também é investigado na Operação Acrônimo, que acusa o governador de supostas corrupção passiva e lavagem de dinheiro (2011/2014) nesse cargo.

joao1

Último encontro oficial como Secretário de Agricultura de Minas gerais

PERDA PRA AGRICULTURA

 

João Cruz deixa o cargo com grande índice de aprovação. Produtor rural de Miradouro, deixou a Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais depois de dois anos de gestão, ativa e inovadora.

Para o início de Janeiro, criadores de Gir Leiteiro e Girolando estão organizando um grande evento para homenagear João Cruz. A intenção, segundo os organizadores é estabelecer uma referência necessária de profissionalismo no setor público, nesse momento tão criticado no Brasil. Esse evento de reconhecimento ao trabalho realizado por João Cruz, à frente da Secretaria de Agricultura do Estado está acima de conchavos políticos.

O evento em homenagem ao ex-secretário João Cruz será em Belo Horizonte no mês de Janeiro, organizado pelos criadores de Gir Leiteiro e Girolando, em local a ser definido. Mas tão logo defina, o mesmo será amplamente divulgado.

O setor rural deve organizar um grande evento para homenagear João Cruz que é também Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura.

 

JOÃO CRUZ TAMBÉM PUBLICOU UMA NOTA OFICIAL DE AGRADECIMENTO

  joao

“Foi publicada hoje minha exoneração do cargo de Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Nos últimos dois anos tive a mais intensa experiência profissional de minha vida e procurei honrar a oportunidade com muita dedicação e trabalho, deixando meus negócios e, sobretudo, minha família, por vezes, em segundo plano. Então, ao Governo de MG, em especial ao Vice-Governador, Antônio Andrade, agradeço pela confiança em depositar 40% do PIB do Estado em minhas mãos. À minha família, particularmente minha esposa Natália e nossa doce filha Maria Sofia, agradeço pelo amor e apoio incondicionais. Aos meus amigos, obrigado por todo suporte.

Por fim, um agradecimento emocionado à minha equipe e a todos os quase 5 mil servidores da Seapa e suas vinculadas Emater, Epamig, IMA e Ruralminas (aliás, aos funcionários da última, minha maior frustração nessa passagem foi não ter sido capaz de evitar sua extinção…). Pedi aos servidores que ajudem o próximo Secretário com a mesma generosidade que tiveram comigo, pois a continuidade das ações que iniciamos como o Minas Pecuária, o Tecnocampo, o 3A (Alimento, Água e Ambiente), o Além da Porteira e o Queijo Minas Artesanal, que são os Programas que criamos e estão no PPAG, dependem disso.

Essa foto de ontem, da nossa confraternização anual e despedida, não poderia ter sido em melhor lugar – a Gameleira, onde resgatamos seu brilho como palco de grandes eventos como a Megaleite, a 55ª Exposição Estadual e as Nacionais do MM e Campolina. Servidores – os olhos marejados e as palmas na minha saída da Secretaria ecoarão em meu coração para sempre. Vou levar também na memória o carinho recebido de todos produtores rurais por onde andei nessa Minas Gerais e, por que não, pelo Brasil como Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura. Muito obrigado! Valeu à pena”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *