CERETUR PREPARA PASSEIO PELA ROTA DA FÉ

por Luciana Archete & Gregório José

Jornalistas Mineiros

 

Você á conhece a Rota da Fé em Santa Catarina? Então se preparar para ir a Florianópolis e Nova Trento com a Ceretur – Central de Reservas, Turismo e Eventos.

A chegada à Florianópolis acontece sempre numa segunda-feira e o visitante se hospeda no Hotel Costa Norte Ponta das Canas com direito a café da manhã e jantar.

Hotel-Costa-Norte-Ponta-das-Canas-photo505571-21

Na terça-feira, após o café da manhã é hora de conhecer a história e a cultura de Florianópolis em clima de alto astral com saída do hotel as 08h para city tour pelo norte da Ilha, até o trapiche de Canasvieiras onde sairá o passeio de escuna.

Neste passeio, com duração de 4 horas aproximadamente, contemplam-se as praias de Canasvieiras, Canajurê, Jurerê, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela.

O ponto alto do passeio fica com a visita e conhecimento da história da Fortaleza do Século XVIII, Santa Cruz do Anhatomirim, acompanhado de um guia credenciado e especializado na história das Fortalezas (entrada opcional).

Como se não bastasse toda esta cultura, você ainda tem chance de encontrar uma das famílias mais famosas dos arredores da Ilha, os Golfinhos da espécie Sotália que vivem nas proximidades das fortalezas. Durante o passeio, o grupo faz uma parada de almoço (opcional) na Baía dos Golfinhos. O retorno a Canasvieiras acontece por volta das 16 horas.

Antes de regressar ao hotel, para descanso, o turista continua no city tour passando na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras, Igreja de São Francisco de Paula, Canajurê construída em 1830.

Passagem em Jurerê Internacional, uma das praias mais modernas e chiques do mundo.

Após passagem por um dos primeiros povoados da Ilha de Santa Catarina, Santo Antônio de Lisboa, um local onde a presença Açoriana pode ser sentida até hoje através das características arquitetônicas e culturais.

Também acontecerá a visita à Igreja Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre 1750 e 1756.

Em Santo Antônio de Lisboa pode-se aproveitar para um happy hour, degustando ostras fresquinhas ou qualquer outro fruto do mar (opcional) e ainda visitar o belo artesanato da região. O jantar acontece no próprio Hotel.

No terceiro dia (uma quarta-feira) é hora de fazer o check out no hotel e saída para city tour no Centro Comercial e Cultural de Florianópolis, onde está à grande parte histórica da cidade, Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Desterro, datada de 1908; Palácio Cruz e Souza, atual Museu Histórico de Santa Catarina, Praça XV de Novembro, com sua figueira centenária e o cartão postal da cidade a Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926.

Almoço no famoso Mercado Público, construído em 1898, (opcional de segunda a sábado).

Em seguida é hora da saída para Nova Trento, passando em São João Batista para compras. (O local é considerado o 4º principal polo de calçados do país, a história de São João Batista com o calçados é recente, mas de muito sucesso).

A parada acontece Check in e acomodações na Pousada Cantina Italiana com jantar incluído.

Após o café da manhã do quarto dia acontecerá o passeio para conhecer a história e para visita ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

No quinto dia (uma sexta-feira) é dia livre até o horário do transfer para o aeroporto em Florianópolis.

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Desterro guadalupe

Interior da Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antonio de Lisboa. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. / Interior of Nossa Senhora das Necessidades Church, in Santo Antonio de Lisboa district. Florianopolis, Santa Catarina, Brazil.
Interior da Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antonio de Lisboa. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. / Interior of Nossa Senhora das Necessidades Church, in Santo Antonio de Lisboa district. Florianopolis, Santa Catarina, Brazil.

igreja-sao-francisco-de-paula_7778607 Nossa Senhora do Bom Socorro  nova1 praias Santuario_Madre_Paulina

 

NOVA TRENTO

nova

O município de Nova Trento possui pouco mais de 13 mil habitantes e está localizado a aproximadamente 80 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis. Referência no Turismo Religioso de Santa Catarina e do Brasil, Nova Trento é hoje a Capital Catarinense do Turismo Religioso, conforme Lei Estadual nº 15.184 de 01/07/2010. Cidade aconchegante, une o poder da fé com as atrações culturais italianas e as belezas naturais.

É o único município no Brasil a possuir dois santuários reconhecidos pela Igreja Católica: Santa Paulina, conhecido mundialmente, e Nossa Senhora do Bom Socorro, localizado a 525 metros de altitude em área de preservação e rara beleza natural. Nova Trento foi colonizada por imigrantes italianos oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, em 1875. Ainda hoje a cidade exibe com orgulho os traços da colonização italiana, presente em seus pratos típicos servidos diariamente nos restaurantes e pousadas. Grupos folclóricos, de dança e canto complementam este cenário: eles trazem as características do Norte Italiano e ainda o dialeto trentino praticado a mais de cem anos. Outra característica desta italianidade é o plantio da uva e a fabricação de sucos e vinhos. Diversas vinícolas mantém as tradições de seus antepassados. Não é raro encontrar vinhedos e culturas preservadas desde a época da colonização. Entre estradas sinuosas e morros que lembram as montanhas do Trentino/Itália, Nova Trento apresenta também inúmeros córregos, nascentes e cascatas, cenários perfeitos para a prática do ecoturismo e do turismo rural, que aos poucos despontam na região.

trentino

Mas é da fé que Nova Trento faz o seu maior patrimônio. Além dos dois Santuários, Nova Trento possui mais de 30 igrejas e capelas, distribuídas ao longo das localidades e bairros. Simplesmente um lugar para meditar, percorrer caminhos de fé, renascer e ser feliz, em meio a natureza, na cidade onde viveu a primeira Santa do Brasil.

Saiba mais sobre este roteiro ou outros locais com tarifas especiais e guias para acompanhamento na Ceretur. comercialceretur@gmail.com ou através dos telefones: (48) 3266 1011 – 8403 2600.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *