EM SANTA CATARINA É BOM CONHECER A ROTA DAS CERVEJAS ARTESANAIS

por LUCIANA ARCHETE & GREGÓRIO JOSÉ

rotac

Você já conhece anta Catarina? Mas conhece o Vale Europeu e a Rota das Cervejarias Artesanais? Entao se preparar para conhecer Blumenau, Gaspar, Bruesque, Guabiruba e Ibirama.

A Ceretur – Central de Reservas, Turismo e Eventos acaba de preparar um programa para os amantes da boa cerveja.

A chegada dos visitante se dá pelo aeroporto de Florianópolis ou Navegantes com transfer direto para Blumenau. Após o check in no hotel escolhido é dia de conhecer a cidade e um belo jantar (opcional) em um dos melhores lugares da cidade.

rotac6

No segundo dia, após o café da manhã é hora da saída para visita à Escola Superior da Cerveja e Malte onde o visitante conhecerá o local e participará de um minicurso sobre cerveja artesanal com degustação, para que tenha mais conhecimento e assim maior aproveitamento do roteiro.

rotac1

Após o almoço (opcional) típico alemão é hora de ir visitar e conhecer a Cervejaria Kiezen Ruw em Guabiruba, onde o visitante terá uma breve apresentação da cervejaria, conhecendo sua história e passando sobre os processos de produção da cerveja artesanal, com visita panorâmica a produção e degustação de alguns tipos de cervejas no Pub anexo a fábrica.

rotac8

Em seguida irão para Brusque visitar a Cervejaria Zehn Bier, com degustação e taça de cristal incluído.

No terceiro dia, após o café da manhã é um momento ímpar, passeio a Pomerode, cidade fundada por alemães da Pomerânia, na última parte do século XIX. Aqui os dialetos germânicos ainda são falados, incluindo Pommersch e as tradições continuam fortes.

rotac4

Ali é possível fazer uma visita ao Museu Casa do Imigrante, e passeio na Rota Enxaimel (Pomerode tem a maior quantidade de casas em estilo Enxaimel fora da Europa).

Nesta rota de 16km pela área rural de Pomerode conhecerão o estilo de vida das pessoas do campo e terão uma verdadeira aula na propriedade da Família Siewert. Almoço em local típico durante a rota.

rotac3

Visita a micro-cervejaria Schornstein e conhecerão o Bar da Fábrica. Após é hora de retornar a Blumenau.

No dia seguinte é momento de fazer visita ao Museu da Cerveja, onde aprenderá como os imigrantes alemães trouxeram a arte de produzir cerveja artesanal a este assentamento sub-tropical na década de 1860. Passeio pela Rua XV de novembro.

rotac2

Almoço (opcional) na Vila Germânica onde acontece a Oktoberfest.

À tarde tem visita a Cervejaria Oktobier, com degustação e brinde incluídos.

Visita a Cervejaria Bierland, na Vila Itoupava, com demonstração das matérias primas, processo de fabricação, equipamento de fermentação/maturação, pé de lúpulo cultivado na cervejaria e curiosidades sobre a planta, finalizando com degustação no bar anexo a fábrica. (Degustação opcional)

Encerrando com visita à Cervejaria Container, com degustação no PUB da cervejaria.

Breve apresentação da história da criação da fábrica e do Pub tipicamente Inglês com decoração trazida da Inglaterra e degustação com competição da melhor tirada de chope de bomba inglesa, com diploma de Bartender da Container para os melhores.

Jantar (Opcional).

O quinto dia é livre até a hora do transfer para o aeroporto de Florianópolis ou Navegantes.

Mais detalhes sobre este roteiro na Ceretur – Central de Reservas, Turismo e Eventos.

Rua Antônio Prudente de Moraes, 609 – Canasvieiras – Florianópolis, SC.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *