BANCO BOA VISTA APONTA QUE INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR ATINGE 2,8% EM 12 MESES

A inadimplência do consumidor obteve alta de 2,8% no acumulado em 12 meses até março (acumulado entre abril de 2015 a março de 2016 contra os 12 meses antecedentes) de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já no primeiro trimestre do ano, houve elevação de 5,8%, quando comparado ao mesmo período de 2015. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,8%, enquanto na série com ajuste sazonal, a inadimplência recuou 8,4% na comparação com o mês anterior.

ina1

Regionalmente, em termos interanuais (março de 2016 contra março de 2015) o Centro-Oeste apresentou a maior elevação, de 1,0%, seguido pelo Sudeste, onde o indicador subiu 0,5%. As demais regiões apresentaram quedas, sendo a mais acentuada na região Sul, de 9,0%, seguido pelo Nordeste e Norte, que apresentaram variações de -5,1% e -3,0% respectivamente.

ina2

O aumento da desocupação no mercado de trabalho, a queda dos rendimentos e a elevação dos juros e inflação elevada têm contribuído decisivamente para diminuição do orçamento das famílias, levando ao atraso nos pagamentos. Após três anos de estabilidade, a inadimplência dos consumidores finalmente dá sinais nítidos de que sua taxa deverá elevar-se ao longo de 2016.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *