PREFEITURA DE UBERLÂNDIA TERÁ CANAL DE TELEVISÃO EM 2016

por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

Com a presença do deputado federal Mário Heringer, da vereadora Flávia Carvalho e do coordenador regional do Triângulo do Partido Democ´ratico Trabalhista, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou documento que autoriza a prefeitura de Uberlândia a operar Canal de Televisão Digital. A chamada TV Cidadã.

A Prefeitura de Uberlândia é a primeira do Brasil a ter um canal de televisão aberta à população. O documento de outorga foi assinado nesta quinta-feira (17) pelo Ministro das Comunicações, André Figueiredo, e pelo prefeito Gilmar Machado. O novo canal deve funcionar até o final do primeiro semestre de 2016.

O pedido da Prefeitura foi protocolado no Ministério das Comunicações em abril de 2013. O próximo passo é elaborar o projeto de implantação da TV, que irá funcionar no canal 24 D, com qualidade digital.

Um conselho municipal com representantes da Prefeitura e de entidades civis irá definir qual será a programação e os conteúdos do canal, que serão exibidos em quatro faixas. A primeira destinada ao poder público municipal, a segunda para o poder público estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local.

O ministro André Figueiredo ressaltou a importância de um canal com uma programação comunitária. Ele disse ainda que no Ministério tem 371 pedidos de municípios para a adesão de televisões. “Uberlândia será um grande exemplo para o resto do Brasil. O canal não concorre de forma alguma com as televisões comerciais, pelo contrário é um instrumento a mais de conhecimento para a população, além, de fazer a integração entre todos os cidadãos da cidade”, completou André Figueiredo.

O secretario de Comunicação de Uberlândia, Gustavo Moreira, disse que o valor do investimento para viabilizar a TV ainda não é conhecido e está sendo levantado.

Apesar de Salvador já ter a licença para operar o Canal da Cidadania, o município de Uberlândia é considerado o primeiro do país a obter essa outorga, processo que começou em abril de 2013 com o protocolo de pedido do prefeito Gilmar Machado ao Ministério das Comunicações. Em outubro de 2015, o Governo Federal publicou, no Diário Oficial, a autorização para o Município ter o próprio canal de televisão, chamado TV Uberlândia – Mais perto da nossa gente.

O próximo passo para a TV Uberlândia iniciar a programação – prevista para o primeiro semestre de 2016 – é escolher a emissora de TV Pública para associar e transmitir conteúdo nacional e planejar esse conteúdo, que será construído juntamente com a sociedade civil, poder público e entidades.

Ministro André Figueiredo ao lado da vereadora Flávia Carvalho, de Murilo Ferreira (coordenador do PDT no Triângulo) e do deputado federal Mário Heringer....  foto Wanderlei Fortunato-PMU
Ministro André Figueiredo ao lado da vereadora Flávia Carvalho, de Murilo Ferreira (coordenador do PDT no Triângulo) e do deputado federal Mário Heringer…. foto Wanderlei Fortunato-PMU

tv ministro1

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *