HELENINHA FOI ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA DE MURIAÉ PARA 2016

por LUCIANA ARCHETE

Advogada e Jornalista MG19681JP

 

Em uma sessão rápida onde os vereadores não puderam usar a palavra, nem mesmo a candidata à presidente de uma chapa única teve a oportunidade de explicar porque decidiu encabeçar o grupo. O presidente da Casa, vereador Joel Asevedo, leu a composição da chapa inscrita e, em seguida, um documento onde o vereador Ademar Camerino registrou em cartório de Notas a confirmação de sua presença neste grupo inscrito e explicando que não estava com outras pessoas nesta disputa.

Em seguida o presidente disse aos vereadores que quem quisesse expressar seu voto aberto estava livre a manifestação e que, embora fosse votação secreta, cada um saberia como agir.

Passado, em seguida à composição dos escrutinadores que foram o atual secretário da Casa, Devail Gomes e o vereador Júnior da Civil, convocado para o pleito.

Em seguida os vereadores foram sendo chamados em ordem alfabética e, cada um pôde se expressar votando e mostrando o voto à imprensa caso quisesse. Após o encerramento os escrutinadores declararam que Helena Carvalho havia obtido nove votos favoráveis e dois em branco (incluindo aí o do atual presidente, Joel Asevedo que escreveu na cédula a sua justificativa em não votar na companheira de partido e que votou nele em duas outras ocasiões).

Assim que declarou o resultado Joel encerrou a sessão e retirando-se do plenário da Câmara de Muriaé não deixando os demais edis expressarem ou usarem da tribuna.

Ainda com o microfone ligado a vereadora eleita, Heleninha Carvalho, agradeceu o apoio dos vereadores que a elegeram e aos companheiros de composição da chapa. Agradeceu a presença da mãe, Helena Francisco de Carvalho, por estar presente. Lembrou ainda da sua presença constante e orientações em decisões importantes.

Logo em seguida, emotiva, agradeceu a todos os presentes que acompanharam a sessão e não entenderam o posicionamento do presidente da Casa ao negar a palavra aos demais companheiros de legislativo.

Joel e sua diretoria ficam à frente da Câmara até o dia 31 de dezembro deste ano e, no dia primeiro assume a nova diretoria eleita na noite deste dia 15 de dezembro. A posse oficial deve acontecer no dia quatro de janeiro de 2016.

Helena Carvalho é a primeira mulher a assumir a direção da Câmara de Vereadores e, por esta razão, a esperança de um poder democrático e aberto ao povo é mais do que esperado.

05 06 07

Helena Carvalho e a mãe, Helena Francisco de Carvalho, logo após a vitória
Helena Carvalho e a mãe, Helena Francisco de Carvalho, logo após a vitória

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *