ADESG UBERLÂNDIA VISITA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e jornalista MG19681JP

 

O coronel de Infantaria Josoé Lubas, Comandante do Batalhão de Infantaria da AFA (Academia da Força Aérea) acompanhou a comitiva formada por adesguianos de Uberlândia que foram conhecer a unidade em Pirassununga, São Paulo.

13 adesguianos e um convidado uberlandense, acompanharam as explicações do subcomandante da unidade que fez uma preleção sobre a história da Academia e os trabalhos desempenhados ali.

Ele destacou que a cidade de Pirassununga tem na AFA um dos principais incentivadores da cultura e do desenvolvimento que ela apresenta na atualidade.

Logo após as explanações do comandante a turma foi conhecer parte da escola de formação de pilotos e intendentes e a unidade da Esquadrilha da Fumaça, nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA”, que é formado por um grupo de 13 pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

O objetivo do EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

E foi criado durante uma apresentação especial em 1952 quando uma comitiva estrangeira visitou a unidade e, naquela ocasião, verificou-se a importância de demonstrações, portanto, no ano seguinte foi acrescentado óleo e, a fumaça se tornou parte integrante da AFA e tem um hangar próprio para o trabalho destes hábeis pilotos que cortam os ares em diversas ocasiões.

Após as explanações os adesguianos puderam conhecer a unidade, tirar fotos e conversar com alguns mecânicos que estavam ali trabalhando.

coronel Lubas recebendo Adesguianos
coronel Lubas recebendo Adesguianos

FUM4 FUM6 FUM5 FUM3 FUM1 FUM7 FUM6 IMGA0049 IMGA0062 IMGA0066 IMGA0041

FUM

IMGA0035

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *