ANTONIO ANDRADE REELEITO NO PMDB MINEIRO

Por LUCIANA ARCHETE

Advogada e jornalista MG19681JP

 

O PMDB de Minas Gerais começou a traçar suas estratégias para as eleições de 2016 reelegendo o vice-governador, Antônio Andrade, para mais um mandato à frente da legenda que pretende lançar nas eleições municipais, o maior número possível de candidatos em todos os 853 municípios, segundo enfatizaram os preletores que discursam ao longo do dia.

Antes de ir à Assembleia Legislativa o vice-presidente da República, Michel Temer, esteve em São Paulo, na convenção do partido em São Paulo. “Nossa ideia é ter candidato em todas as cidades, mas, acima de 50 mil habitantes, sempre estaremos em uma chapa, com candidato a prefeito ou a vice”, afirmou o presidente do diretório estadual do partido, Antônio Andrade, após o encontro.

Além da executiva estadual, também participaram da reunião deputados estaduais e federais peemedebistas durante a Convenção Estadual do PMDB-MG. Na oportunidade, foram eleitos os membros do Diretório Estadual e a Comissão Executiva da legenda. A votação começou às 9h e terminou às 15h, com a divulgação do resultado logo após o término do pleito.

A eleição foi marcada pela unidade do partido, que teve chapa única na disputa, liderada pelo vice-governador e atual presidente da legenda no Estado, Antônio Andrade.

Uma das presenças marcantes no encontro foi o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Moreira Franco, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes, de deputados estaduais e federais da sigla, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Estado.

 

Encontros Regionais

 

O partido segue unido para alcançar o objetivo de eleger um número expressivo de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 2016. Para isso, a legenda realizou encontros regionais pelo Estado. Ao longo do ano, o PMDB-MG passou pelas regionais de Caratinga, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Pará de Minas, Passos, Guanhães, Patos de Minas, Lavras e Uberlândia. Além disso, foram realizadas filiações que qualificaram o quadro político da sigla.

Números

Nas eleições de 2012, a legenda elegeu em Minas 121 prefeitos, 119 vice-prefeitos e 893 vereadores. Após as filiações dos últimos meses, a sigla conta atualmente com cerca de 150 prefeituras. Com mais de 270 mil filiados, o PMDB é o maior partido do Estado e possui o objetivo de aumentar sua presença para 200 municípios no próximo pleito.

Além do vice-governador, o PMDB conta com cinco secretários no Governo do Estado. São eles: Angelo Oswaldo (Cultura); Tadeu Leite (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana); Sávio Souza Cruz (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); Altamir Rôso (Desenvolvimento Econômico) e João Cruz (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Na Câmara dos Deputados, o partido dos mineiros possui sete representantes: Laudívio Carvalho, Leonardo Quintão, Mauro Lopes, Newton Cardoso Júnior, Rodrigo Pacheco, Saraiva Felipe e Silas Brasileiro.

Já na ALMG, o PMDB conta com 10 parlamentares: Adalclever Lopes, Cabo Júlio, Celise Laviola, Iran Barbosa, Ivair Nogueira, João Alberto, João Magalhães, Leonídio Bouças, Tony Carlos e Vanderlei Miranda.

 

Presenças Regionais no encontro

 

Além das principais lideranças do PMDB estavam representantes de diversos municípios como o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; Helena Carvalho e Manoel Carvalho Filho (delegada e suplente de delegado, respectivamente do PMDB de Muriaé), a jornalista e advogada Luciana Archete (membro do PDT de Muriaé, representando a sigla no encontro), o vice-presidente do PMDB de Muriaé, Carlos Wilson Abreu e o recém filiado ao partido Maicon de Oliveira.

 

Logo após a votação, o Diretório Estadual elegeu a Comissão Executiva do PMDB-MG.

 

Comissão Executiva

 

Presidente: Antônio Andrade

1º Vice-presidente: Newton Cardoso Jr

2 º Vice-presidente: Ivair Nogueira

3 º Vice-presidente: João Alberto

Secretário-Geral: Sávio Souza Cruz

Secretário-Adjunto: Vanderlei Miranda

Tesoureiro-Geral: Geraldo Godoy

1º Tesoureiro: Tadeu Leite

1º Vogal: Saraiva Felipe

2º Vogal: João Magalhães

3º Vogal: Ângelo Tadeu

4º Vogal: Rodrigo Pacheco

1º Suplente: Leonídio Bouças

2º Suplente: Cabo Júlio

3º Suplente: Celise Laviola

4º Suplente: Antônio Júlio

Líder da Bancada: Vanderlei Miranda

pmdb

Vereadora Helena Carvalho, secretário de Agricultura de Minas, João Cruz, jornalista Luciana Archete e Manoel Carvalho Filho

PMDB mineiro se reúne em convenção
PMDB mineiro se reúne em convenção
convencionais do PMDB se reunem em BH
convencionais do PMDB se reunem em BH
Gregorio José, Luciana Archete e o vereador de BH, Joel Gomes Moreira Filho
Gregorio José, Luciana Archete e o vereador de BH, Joel Gomes Moreira Filho
Jornalista Luciana Archete no plenário da Assembleia de Minas
Jornalista Luciana Archete no plenário da Assembleia de Minas
Luciana Archete e a vereadora Helena Carvalho
Luciana Archete e a vereadora Helena Carvalho
Vereador Manoel Carvalho e Luciana Archete
Vereador Manoel Carvalho e Luciana Archete

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *